Há diferentes interpretações para o conceito de sucesso empresarial. A lucratividade ou a relevância da marca em seu mercado de atuação podem ser boas referências para descrever um negócio bem-sucedido. No entanto, os resultados apenas refletem um trabalho mais amplo e realizado de forma consistente no dia a dia. É nesse ponto que a cultura organizacional e a estratégia se encontram. Um fator determinante para que a empresa alcance seus objetivos é a sua cultura organizacional, um conjunto de políticas, crenças, princípios, condutas, hábitos e valores compartilhados por todos os seus integrantes e que regem a rotina e o clima da organização. Ela representa a estratégia do posicionamento empresarial. Segundo Edgar Schein, um dos principais estudiosos do assunto, cultura empresarial é “a forma como fazemos as coisas por aqui”. Querendo ou não, há uma cultura que rege a conduta de todos na organização. Essa construção pode ser coordenada pela administração, quando há um olhar estratégico para a questão. Caso contrário, a dinâmica natural do ambiente vai determinar os comportamentos e nem sempre eles estarão alinhados à estratégia. É por isso que, muitas vezes, “a cultura come a estratégia no café da manhã”, como diz o ditado. Por isso, é fundamental que a cultura sustente a estratégia, que direciona a empresa a alcançar seus objetivos. Assim, por exemplo, se a estratégia demandar rapidez no atendimento ao cliente, a rapidez deve ser um valor para todos que lá trabalham. É a cultura que inclui os profissionais no propósito da organização, promove o engajamento dos colaboradores e impulsiona os resultados. A implementação de uma boa cultura eleva o nível de satisfação dos colaboradores e contribui para a eficiência, eficácia e efetividade das ações estratégicas. Para isso, é preciso saber conectar as duas pontas. Normalmente, é a estratégia que deve estar alinhada à cultura. Mas, quando a visão estratégica não se concretiza, surge a necessidade de avaliar se a cultura está conseguindo corresponder às expectativas do mercado. Missão, visão e valores Alinhar a estratégia à cultura requer clareza sobre quais são os pilares da organização, o que, muitas vezes, se traduz no conjunto
Missão, visão e valores:
Missão é a razão de ser da empresa, visão é o que ela quer ser e aonde quer chegar, enquanto valores são os princípios e sintetizam os ideais de condutas a serem seguidos na organização. Estabelecer esses princípios é essencial para motivar e inspirar os colaboradores, além de orientá-los nas chamadas zonas cinzentas, que não são cobertas por normas e procedimentos. Também ajudam as empresas a resistirem às tentações do caminho e a manterem-se no percurso traçado. As empresas precisam definir e comunicar bem o seu marco filosófico, para que todos saibam o que se espera em termos de compromisso e comportamento.