Você sabe o que é um planejamento empresarial? Entenda tudo sobre ele nas mais diversas fases de uma empresa e aposte no seu!
Planejamento Empresarial 2020
Ele é parte fundamental do sucesso de uma empresa e deve levar em consideração uma série de fatores que o compõe.
Muitos empresários sabem o quão crucial um bom plano de negócios é. Porém, existem aqueles que não investem nele e acabam por perder grandes oportunidades no mercado, além de se colocarem em constante risco.
Para entender mais sobre esse tipo de planejamento, é preciso conferir os pontos que dizem respeito a uma empresa organizada e que busca evoluir cada vez mais com o tempo.
Conforme o próprio nome diz, um planejamento empresarial é um plano que deve ser seguido por uma empresa para que todos os seus passos sejam seguidos de forma organizada e visando a maximização de resultados.
Ele passa pelas mais diversas fases, mas, independentemente da empresa em questão, deve ser constante. Os principais tipos de planejamento para organizações são:
O planejamento inicial de uma empresa é um dos mais importantes para que os próximos possam ser aplicados.
Afinal, ele diz respeito a todos os planos que devem ser traçados antes da empresa começar a funcionar, de fato. Ele também é chamado de plano de negócio.
O plano de negócios esmiúça uma ideia, a fim de percebê-la por diferentes perspectivas e permitir ao empreendedor adentrar em seu mercado com o pé direito.
Apesar de ser feito antes mesmo da abertura de um negócio, observando os gastos com ele, mercado e públicos-alvo, ele permite que haja uma visão de médio e longo prazo do negócio.
Isso facilita os planejamentos que serão ensinados a seguir.
Uma vez que o planejamento inicial é colocado em prática, é preciso definir o que funciona e o que não funciona para sua empresa.
Tendo isso definido e em mãos, a segunda etapa do planejamento empresarial é a manutenção de boas ideias. Nessa hora, engajar a equipe, mostrar o que deve continuar a ser feito e o que deve ser eliminado é fundamental.
Também é primordial engajar os gestores em relação às formas de manter esse planejamento ativo e atualizado, usando boas práticas de gestão de pessoas para motivar os funcionários.
Caso quaisquer gargalos sejam observados, é parte do planejamento empresarial a listagem de tarefas que buscam reduzi-los e eliminá-los. Afinal, até mesmo crises podem ser bem geridas por meio do planejamento correto.
Ferramentas de gestão, como o Kanban e a metodologia Scrum são excelentes formas de observar cada etapa do processo de planejamento, aliando as expectativas da empresa com as tarefas executadas por seus colaboradores e gestores.
Enquanto o planejamento empresarial de manutenção e correção é feito, paralelamente, deve ser executado também o planejamento de longo prazo da empresa.
Ele diz respeito a metas e objetivos que devem ser cumpridos pelos empreendedores e que levam a empresa ainda mais longe.
Não é surpresa que empresas que não se modernizam tendem ao fracasso, certo? É por isso que o planejamento de longo prazo visa manter a empresa atualizada em termos do que o mercado e o público-alvo precisam – apostando nisso.
O ano de 2020 tem trazido muitas promessas para o mercado de empreendimentos. Afinal, espera-se que as baixas taxas da Selic e demais valores envolvidos no setor empresarial impulsionem-no de vez.
É por isso que é fundamental estudar seu mercado e alinhá-lo com essas expectativas de valor, fazendo planejamentos de curto, médio e longo prazo.
Com um bom planejamento empresarial em mãos, é certo que você será capaz de aproveitar as boas marés para prosperar e as más para desacelerar e se preparar para novas fases! Boa sorte!