O segundo semestre já começou e com ele chegam algumas das principais datas do calendário comercial: Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia da Criança, Black Friday e Natal.
Com o gradual reaquecimento da economia brasileira e as expectativas de queda das taxas de juros para os próximos meses, os empresários estão otimistas apostando em um resultado melhor que o alcançado em 2022.
Para aproveitar o momento e otimizar as vendas, entretanto, os donos de pequenos negócios precisam, primeiro, fazer um esforço para estarem preparados. Nesse sentido, o planejamento é uma etapa crítica. O empreendedor deve cuidar de um conjunto de iniciativas que vão contemplar aspectos como gestão de estoques, negociação com fornecedores, parcerias com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente.
O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, chama a atenção sobre alguns pontos que o empreendedor deve ter cuidado e o que pode destacá-lo. Entre eles, está a importância da presença digital da empresa. “Esse é o mundo de hoje: físico e digital, tudo junto e misturado. Portanto, a presença digital do negócio tem que estar consolidada”, comenta.
Segundo o gerente do Sebrae, é fundamental que o empresário tenha um bom site e possa fazer um pré-lançamento das vendas para cada uma dessas oportunidades comerciais. “É fundamental profissionalizar a presença digital, o que significa ter um conteúdo atraente no Instagram, fazendo sempre o link para o WhatsApp, onde ele vai fechar as vendas”, exemplifica Enio.
Para se preparar para o segundo semestre de 2022, confira abaixo as datas mais importantes comercialmente.
Com sete oportunidades para impulsionar seu negócio, os empreendedores ainda têm tempo de planejar suas estratégias para este segundo semestre, veja abaixo e prepare-se:
Com informações adaptadas Agência Sebrae