A tecnologia do blockchain, muito utilizada nas transações de criptomoedas, é um livro-razão imutável compartilhado, em uma versão digital, que facilita o processo de registro de transações e de controle de ativos em uma rede de negócios.
O uso do blockchain na contabilidade é uma maneira de elevar o nível de segurança no registro e tramitação de dados, bem como de aprimorar os processos realizados nesse setor.
Na rede do blockchain podem ser realizados registros dos mais diferentes tipos de transações e operações, sejam elas financeiras ou não.
Uma das principais características da rede do blockchain é a imutabilidade, visto que uma vez que algo é registrado e validado torna-se impossível ser alterado, até mesmo por quem o criou.
Essa tecnologia também vem sendo amplamente utilizada por conta da extrema segurança que oferece. Isso acontece porque cada bloco que a forma recebe o registro de data e hora que foi validado, além de carregar criptografado os seus próprios dados e informações e do seu antecessor.
Assim, mesmo que seja acessado em um possível ataque hacker, os registros não podem ser alterados ou furtados, já que, para isso, é preciso desvendar a criptografia de todos os blocos que formam a rede, e não apenas de um.
Por todas essas características que explicam o que é blockchain, é que essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada nos mais variados setores econômicos.
Quanto ao uso do blockchain na contabilidade, algumas das aplicações podem ser o armazenamento mais seguro dos registros contábeis, proteção contra ataques cibernéticos, agilidade nos processos, entre outros.
Ainda que não totalmente explorado no momento, o uso da blockchain na contabilidade tem se mostrado amplo e bastante promissor.
Entre as tendências do blockchain na contabilidade, algumas das que mais se destacam são:
Ainda que todos os registros feitos em uma rede blockchain sejam invioláveis, eles são extremamente transparentes. Na prática, isso significa que eles podem ser consultados a qualquer tempo, sem o risco de serem modificados.
Considerando que todas as informações presentes nos blocos recebem a data e a hora que foram validados, é muito mais fácil comprovar a titularidade de uma operação, quem são os responsáveis, entre outros dados. Isso aumenta a confiabilidade e a credibilidade do que está sendo transacionado.
Uma rede blockchain nada mais é do que um grande livro-razão digital. Por conta disso, seu uso na contabilidade tende a substituir a versão tradicional que é utilizada até então.
Ao utilizar a blockchain para essa finalidade, garante-se a total integridade dos registros contábeis e financeiros, as quais, uma vez inseridas nos blocos, não podem mais ser alteradas.
Dessa forma, se houver a necessidade de algum ajuste ou modificação do que foi registrado, um novo bloco precisa ser criado, mantendo o anterior da mesma forma que estava.
Outra importante forma de uso do blockchain na contabilidade é que essa forma de armazenamento elimina a necessidade de as partes envolvidas em uma operação registrarem informações sobre ela em sistemas distintos.
Considerando que essa tecnologia é descentralizada, ou seja, não pertencente a nenhuma empresa, entidade ou órgão governamental, é possível compartilhar todas as informações contidas nela de maneira totalmente transparente e segura.
O uso do blockchain na contabilidade também eleva a segurança dos processos que são realizados nessa rede.
Como dissemos, cada bloco que forma essa cadeia carrega consigo seus próprios dados e os dados dos seus antecessores. Ou seja, não basta acessar apenas um para tentar obter alguma informação, é preciso acessar todos.
No entanto, cada um desses blocos está criptografado, o que significa que é preciso quebrar essa barreira, de cada um deles, para conseguir acesso ao que eles guardam.
Assim, ainda que seu conteúdo seja visível, não há maneiras de ele ser alterado ou furtado.
A partir do momento em que o uso do blockchain na contabilidade se amplifica, e que os órgãos governamentais e fiscalizadores reconhecerem o valor e a aplicabilidade dessa rede, a tendência é que os processos contábeis se tornem bem mais eficientes e menos burocráticos.
Autenticação de documentos e o processo de abertura de empresa (emissão de CNPJ) , por exemplo, poderão se tornar mais dinâmicos, já que os registros de informações serão feitos de forma mais transparente e sem o risco de serem adulterados e/ou falsificados.
O controle de rotinas contábeis se tornará muito mais eficiente com o uso da tecnologia blockchain nesse setor.
Entre os benefícios que podem ser obtidos com esse recurso estão:
Com informações NFE. io