O novo episódio do Fecha a Conta desta semana traz um assunto indispensável para todos os empresários: como conseguir crédito financeiro para sua empresa.
O crédito para as empresas pode ser uma solução em diversas situações, mas escolher o momento certo para solicitá-lo e saber os riscos e vantagens de cada negociação é essencial para que o dinheiro não se torne um problema para o empresário.
Para tirar todas as dúvidas sobre o tema, nossa bancada recebeu o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e PhD em Economia, Relações Governamentais e Ambiente de Negócios, André Sacconato.
O especialista compartilhou dicas e insights para os empresários contábeis que estão pensando em solicitar crédito junto às financeiras, seja para quitar dívidas, seja para ampliar seu negócio. Em todos os casos, certos cuidados devem ser tomados.
“Para pegar crédito, precisa lembrar que é algo que tem que ser planejado. Queira ou não queira, você está pagando quase 20% ao ano. Ou você está muito mal e sabe que vai melhorar, e aí você pega o crédito para sobreviver, ou você sabe que tem algo que vai render muito mais que 20%, que hoje em dia, líquido, sabemos que não é nada fácil”.
O economista também fala sobre o impacto da economia na atuação dos empresários e a importância de quebrar algumas lendas que envolvem as duas áreas.
“Quando teve o apagão, lá no ano de 2000, e o preço das lâmpadas fluorescentes subiram e falaram que as empresas estavam “esfolando” o consumidor. A demanda subiu, os custos dela subiram e [a empresa] repassou os custos para o preço. Isso acontece sempre que possível, assim como foi o caso do álcool gel e das máscaras. E aí repassa o preço e isso vira inflação”, explica Sacconato.
Sobre o tema, ele ainda acrescenta: “A gente tem, no Brasil, um problema de achar que o empresário é o vilão. Que ele está lá só esperando para demitir. Empresário não é vilão, empresário é um consumidor que produz”.
Link para o Podcast:
Fonte: Portal Contábeis