Todo empreendedor precisa conhecer os seus números para que seja possível traçar objetivos, monitorar métricas de desempenho e estipular metas a serem alcançadas.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar o profissional nessa transição de contador para empresário contábil, e uma delas é o KPI – Indicadores-Chave de Desempenho, métricas que monitoram a performance.
De uma forma geral temos:
Exemplo:
Os indicadores utilizam dados para medir a performance e são essenciais para qualquer empresa.
Eles te dizem que algo está acontecendo, mas elas não te dizem o porquê. Apenas fornecem condições para que uma análise seja realizada.
KPIs são métricas que monitoram o desempenho e geralmente são alcançadas com operações de rotina.
KPI da equipe de marketing para acompanhar os leads (novos clientes em potencial) com meta de 50 por mês.
Se em determinado mês a quantidade de leads for 50 ou acima, a meta do KPI foi atingida e nada precisa ser feito. Porém, se os novos leads caírem para menos de 50, liga-se um alerta de que é preciso melhorar a geração de leads.
KPI para acompanhar a receita mensal. A meta é que a receita sempre cresça com o tempo. Se uma empresa estiver com a receita diminuindo, uma meta de receita será necessária.
Existem vários exemplo de KPIs, como:
Você também pode utilizar o Balanced Scorecard (BSC) para ajudá-lo a encontrar os KPIs ideias a serem monitorados.
O BSC é um modelo de gestão estratégica que vai além dos indicadores financeiros e contábeis. Esse sistema mede o desempenho de forma mais abrangente sob quatro perspectivas que devem estar equilibradas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.
Existem muitos KPIs, mas você deverá selecionar apenas aqueles que fazem sentido para o seu negócio e que serão possíveis de serem alimentados e acompanhados ao longo do tempo, trazendo clareza dos números e direcionamento para as ações necessárias.
Vocês têm a métrica certa?
Por: Marceli Fonseca