O site de empregos Indeed realizou, uma pesquisa investigando se as opiniões políticas devem ser expressadas abertamente no ambiente de trabalho. O estudo revelou que 80% dos trabalhadores evitam discutir sobre política com colegas ou líderes nesses ambientes.
36% desses trabalhadores evitam o tema por já terem se sentido desconfortáveis ao expressar suas opiniões políticas em um outro momento.
A pesquisa ainda revelou que 51% dos participantes preferem trabalhar em uma empresa cujo CEO tenha opiniões políticas semelhantes às suas e, 23% considerariam deixar seus empregos se CEO expressasse opiniões políticas das quais discordam.
A pesquisa do Indeed ouviu mais de 1.000 trabalhadores brasileiros de vários setores.
Para o diretor de vendas do Indeed no Brasil, Lucas Rizzardo, ainda que muitos funcionários evitem falar sobre o tema, eventos atuais inevitavelmente influenciam o ambiente corporativo.
“Manter a ponderação em todas as discussões é fundamental para promover um ambiente equilibrado”, afirma Rizzardo.
Apesar dessa questão, 58% dos trabalhadores acreditam que a posição política da empresa não interfere no comprometimento com seu desempenho e, assim, é possível separar opiniões pessoais das responsabilidades profissionais.
No entanto, entre os 61% que já expressaram suas opiniões políticas no trabalho, 28% afirmaram que passaram a ser tratados de forma diferente por seus colegas.