Nós da Objetiva temos o enorme prazer e imensa satisfação em parabenizar cada um dos milhares de profissionais que, de fato, são motores para o desenvolvimento empresarial do nosso país.
O Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro no Brasil. A data, apesar de simbólica, é uma justa homenagem ao profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa. É você, contador, que tem sob sua responsabilidade questões tributárias e patrimoniais da empresa, e passa o seu dia a dia envolvido em planilhas, calculadoras e muitos cálculos. E que, muitas vezes, salva a saúde das empresas.
Ah, uma curiosidade: você sabe a diferença entre contador e contabilista? Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis, enquanto que o Contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade. Entretanto, os dois profissionais têm que estar registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu Estado de atuação.
E voltando às curiosidades desta data tão emblemática: o Dia do Contador se comemora nesta data em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamentou e tornou oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Em 1945, havia apenas dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador. Entretanto, nenhum com validade de Ensino Superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas. E assim surgiu um dos cursos primordiais para o desenvolvimento empresarial e estrutural do nosso País.