Contrato Social: Abertura De Empresa
Ao lidar com uma abertura de empresa, existe um fator envolvido nesse processo: o Contrato Social. Saber do que ele se trata, qual é a sua importância em uma país como o Brasil e como fazê-lo é essencial.
A compreensão do funcionamento de um contrato social acontece depois da montagem do plano de negócios, da escolha dos seus sócios e da coleta dos investimentos.
Porém, ela vem logo em seguida, sendo parte fundamental do início dos seus negócios. Saiba tudo sobre o investimento em um contrato social!
Um contrato social é um acordo, implícito ou explícito, que rege o comportamento de indivíduos e organizações em um determinado contexto, como local de trabalho, cultura, nação ou site de mídia social.
– Para muitos, é comum entender o Contrato Social como uma certidão de nascimento da empresa, ditando as regras e condições que a levam a ser quem é.
– O objetivo do contrato social, de forma geral, é servir ao bem comum ou superior para garantir a sustentabilidade do sistema em questão e proteger os indivíduos dentro dele.
– Como tal, o contrato social geralmente guia o comportamento moral. De acordo com seu “acordo implícito”, por exemplo, define-se que é errado realizar atos que prejudiquem outras pessoas, como roubar, enganar, agredir ou prestar falso testemunho.
O contrato social, portanto, é um componente essencial da democracia. Dentro de uma empresa, ele atua, de certa forma, como a relação sociedade – governo.
Quando se elege um governante, espera-se que ele cumpra com suas funções – bem como ele espera que uma empresa que atue nele siga determinadas diretrizes.
Os elementos do contrato social são frequentemente codificados na legislação, mesmo que sejam implícitos e quase globalmente compreendidos.
– Da mesma forma, dentro de uma organização, pode ser útil criar uma política explícita para especificar os tipos de comportamento que devem ser incentivados ou desencorajados.
– Trazendo esses conceitos para o mundo real, pode-se perceber que um contrato social é o nome de um documento escrito, elaborado de forma pública ou privada, que governará a empresa, mostrando as responsabilidades, direitos e deveres recíprocos de seus associados.
Este documento também especificará um conjunto de regras para a operação comercial e proteções do capital investido pelos associados.
A dinâmica de parcerias das empresas é intensa. Em alguns anos, podem ocorrer várias mudanças significativas no mercado, novos negócios são iniciados, alguns chegam ao fim, empresas se fundem, amigos se tornam inimigos…
Além disso, parceiros começam a enganar ou se odiar, associados morrem, adoecem, enlouquecem, ou simplesmente desejam cancelar seus acordos e fazer outra coisa com seu dinheiro.
Os Contratos Sociais conterão algumas cláusulas obrigatórias exigidas pela legislação. De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, as disposições essenciais que devem estar presentes no Contrato Social são:
Caso o administrador não seja acionista, a pessoa deve, além disso, apresentar uma declaração ao Registro Comercial para ser qualificada como administrador. Ela deve conter:
Além das cláusulas essenciais (sem as quais o Contrato Social é considerado inválido), os parceiros podem entrar com outros termos do contrato, que serão chamados de cláusulas adicionais.
É claro que os cursos adotados pela parceria podem mudar e começar a discordar das intenções iniciais da parceria.
A empolgação inicial, a confiança entre seus membros, a entrega mútua em torno de um objetivo comum, bem como toda a empresa em si, podem precisar tomar outras direções.
Qualquer alteração referente às cláusulas dos estatutos, como mudança de sócio, nome da empresa, finalidades e atividades da associação, endereços, capital investido, percentual de cotas etc. deve ser registrada na Junta Comercial. Caso contrário, as alterações não terão validade legal.
O procedimento para alterar ou inserir novas cláusulas no Contrato Social é reescrever o documento e registrá-lo na Junta Comercial novamente.
Sabendo como fazer um Contrato Social em seu processo de abertura de empresa, conte com as informações acima e comece sua trajetória com o pé direito!