Atualmente é preciso de muito mais que um bom currículo para conquistar uma vaga de emprego, uma boa formação e cursos complementares compõem a decisão, mas nem sempre são decisivos.
Os recrutadores buscam também as soft skills, aquelas que demonstram habilidade de trabalhar em equipe, lidar com os problemas da rotina, a vontade de aprender e também a vontade de fazer parte da instituição para melhorar.
Para reconhecer os candidatos que realmente estão aptos para preencher as vagas, muitas empresas costumam fazer mais de uma etapa em seus processos seletivos. Aliás, o processo seletivo não tem esse nome à toa: é realmente uma seleção, entre centenas — às vezes milhares — de candidatos, até chegar no número final de aprovados.
Formulários, testes, dinâmicas e outras etapas são cada vez mais comuns em processos, agora realizados de forma remota. Mas com tantos desafios a serem preenchidos, é difícil quem não se sente inseguro durante o processo.
Seja para uma vaga de emprego ou para participar de um curso, o processo seletivo é o primeiro contato que o candidato tem com a empresa. E, ao mesmo tempo, é o primeiro contato que a empresa tem com o candidato. Por isso, a primeira impressão é muito importante.
Para que esse momento seja ainda mais especial e termine com a tão sonhada aprovação, Marina Costa, Head de Aprendizagem da Resilia, listou três erros comuns cometidos ao longo de processos seletivos e dicas para evitá-los.
Quanto mais preparado o candidato for, melhor será o processo! É preciso usar e abusar da internet. Na era da internet, quase todas as informações estão disponíveis online — e são justamente essas informações que podem representar alguns passos à frente de outros candidatos.
Sempre que possível, é preciso que o candidato antecipe possíveis dúvidas que possam surgir pesquisando mais sobre a empresa, os requisitos do processo seletivo, materiais ou certificados necessários e o que mais precisar para preencher a vaga.
Sabendo que os processos seletivos são cada vez mais concorridos, é mais do necessário saber que todas as etapas são eliminatórias. É justamente por esse motivo que deixar de completar uma etapa pode ser fatal para o candidato — nesse caso, leva à eliminação.
Imagina um processo seletivo com cinco mil candidatos? Por mais que se pense que é apenas um formulário, é justamente essa etapa que separa um candidato do outro. Por isso, é importante completar todas as etapas.
E por último, mas não menos importante, um erro bem comum em processos seletivos é procrastinar com a inscrição. Mas a dica é clara: não deixe para a última hora! Justamente pela quantidade de etapas a serem preenchidas, é importante separar um tempinho para responder cada uma das etapas com calma, dar o melhor e revisar!
Fonte – Mundo RH